
A Prevention of Cruelty to Animals and Plants Brasil – PCAP BRASIL convida você para assinar este requerimento que faz parte da Campanha ZOO NÃO É LAR, que será entregue ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.
Bilhões de animais são retirados de seus hábitats naturais todos os anos para suprir interesses humanos, sejam de entretenimento, comércio, exposição, tráfico ou turismo. Essa realidade cruza fronteiras, culturas e continentes, e revela uma profunda contradição entre a nossa crescente consciência ética e a prática persistente de transformar seres sencientes em meros objetos.
Quando afirmamos que “os animais não são coisas para serem expostos em vitrines de grades”, não estamos usando uma metáfora apenas, estamos falando de seres que têm suas vidas moldadas, reduzidas ou destruídas por sistemas que priorizam nosso entretenimento ou lucro.
Confinamento e exibição diária configuram uma forma de subordinação institucionalizada dos animais à vontade humana. O que deveria ser um ato de preservação passou a exploração, espetáculo e comércio. Os Zoos são abastecidos com animais vindos do tráfico, dos circos e da compra de criadores ou diretamente da natureza.
Este modelo se mostra arcaico, pois viola os direitos animais e a dignidade animal. Os animais possuem o direito à liberdade, à privacidade e a não serem submetidos a condições que lhes causem sofrimento físico, mental e emocional, conforme o art. 225, VII da Constituição Federal.
Por isso, a campanha ZOO NÃO É LAR propõe-se a dar um basta nessa prática arcaica e exigir uma transição:
Do confinamento expositivo à liberdade assistida: por meio de santuários públicos adequados às necessidades do indivíduo animal, conforme a sua espécie.
De instalações que lucram com a prisão animal à políticas públicas: que priorizem a conservação dos habitats, as pesquisas e programas para reintrodução na natureza e a convivência respeitosa.
Quando assinamos esse requerimento, quando participamos das ações de ativismo, não estamos apenas “fazendo barulho”. Estamos dizendo: basta. Estamos exigindo que o Estado cumpra com o dever constitucional de proteger os animais contra práticas que os submetem a maus-tratos. Estamos afirmando que os animais merecem viver com respeito e não serem presos perpetuamente em locais inadequados apenas para o nosso lazer.
Assim sendo, REQUEREMOS ao Governo Federal que cumpra com o seu dever constitucional e dê um fim aos zoológicos e crie santuários públicos para abrigar a fauna silvestre. Não é possível que um país rico como o nosso siga tratando a fauna silvestre com parcos recursos, sem pesquisas e programas de reintrodução, sem serviço de inteligência para coibir o tráfico e impondo um tratamento arcaico e ilegal aos animais abrigados em zoológicos.
Queremos essa virada ética.
Acompanhe as ações da campanha ZOO NÃO É LAR no instagram @pcapbrasil