Ajude as vacas presas no navio Spiridon II

Navio cargueiro atracado no porto.

Envie email para WOAH:

Ou copie a mensagem e emails:

Envie email para o Comissário Europeu :

Ou copie a mensagem e emails:

Envie email para autoridade de Gibraltar:

Ou copie a mensagem e emails:

Entenda o caso:

Cerca de 2.901 vacas, incluindo 1.400 prenhas, estão confinadas há quase três meses em alto mar em condições deploráveis.

Os animais sairam do Uruguai a bordo do navio Spiridon II e, após um mês de viagem exaustiva — em espaços superlotados, insalubres, sobre seus próprios excrementos e com acesso insuficiente a água e alimento — chegaram à Turquia em 22 de outubro. O desembarque foi recusado na Turquia por falta de documentação de 469 animais.

Até agora, pelo menos 58 animais morreram. Mais de 140 bezerros nasceram dentro do navio; devido à superlotação, muitos são pisoteados, feridos e morrem.

O navio agora retorna ao Uruguai em uma viagem que deve durar mais 30 dias. Dadas as condições, é provável que a maior parte dos animais não sobreviva — e os que chegarem estarão em estado extremamente crítico.

Atualmente, o Spiridon II está na zona marítima da Itália e deve seguir rumo ao estreito de Gibraltar, possivelmente entrando em águas da Espanha.

As autoridades de Itália e Espanha têm direito legal de inspecionar o navio enquanto ele estiver em suas águas, especialmente em situações de crise de bem-estar animal e emergência sanitária, como é o caso.

A World Organisation for Animal Health (WOAH) pode pressionar o Uruguai a agir e coordenar uma resposta internacional.

Olivér Várhelyi, Comissário Europeu para Saúde e Bem-Estar Animal, é uma das poucas autoridades com poder para intervir. Ele pode pedir uma inspeção de emergência, mobilizar países da UE a fornecer água, alimento e assistência veterinária, e cobrar do Uruguai sua responsabilidade legal como país exportador.

Diante da gravidade da situação, The Animal Reader pede que as pessoas enviem e-mails para essas três autoridades, exigindo ação imediata.

Matéria da The Animal Reader (em Inglês): Clique aqui.

Matéria da ANDA: Clique aqui.

Materia do O Globo: Clique aqui.